Elemento canvas em HTML5



Canvas é um novo e poderoso elemento do HTML 5. Com o canvas você consegue de maneira fácil criar gráficos, composições de fotos e animações usando JavaScript.

Primeiro vamos verificar se o navegador suporta o Canvas.

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-BR">
    <head>
        <meta charset="UTF-8" />
        <title>Criar canvas no HTML5</title>
    </head>
    <body>
        <canvas id="meucanvas" width="200" height="100" style="border:1px solid 

        #000000;">
            Este texto se mostra para os navegadores não compatíveis com canvas.
            <br>
            Por favor, utilize Firefox, Chrome, Safari ou Opera.
        </canvas>
    </body>
</html>
Para especificar as características deste canvas temos vários atributos:

Atributo id:
Para atribuir-lhe um nome único e logo nos referirmos a este canvas desde Javascript.




Atributos width e height:
Para indicar a largura e altura da área do canvas.


Outros atributos se podem colocar de maneira opcional, como por exemplo style, para indicar atributos de folhas de estilo para definir o aspecto da tela. Neste exemplo foi colocado como borda 1 pixel.


Agora vamos pintar nosso canvas.

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-BR">
    <head>
        <meta charset="UTF-8" />
        <title>Criar canvas no HTML5</title>
    </head>
    <body>
        <canvas id="meucanvas" width="200" height="100" style="border:1px solid

        #000000;">
            Navegadore não compatível com canvas.
            <br>
            Por favor, utilize Firefox, Chrome, Safari ou Opera.
        </canvas>
        <script>      
            //Recebemos o elemento canvas
            var canvas = document.getElementById('meucanvas');
            //Acesso ao contexto de '2d' deste canvas, necessário para desenhar
            var contexto = canvas.getContext('2d');
            // Pintar a figura
            contexto.fillStyle="red";
            //Desenho no contexto do canvas
            contexto.fillRect(50, 0, 70, 150);          
        </script>
    </body>
</html>



Primeiro, com o método getElementById() obtenho o elemento da página que se passa como parâmetro, que é o canvas. Em seguida acessa contexto 2D do canvas, que é o que tem vários métodos que servem para desenhar na tela. Em seguida defenimos a cor que desejamos que seja pintado nosso canvas. Por último, posso executar o que desejo desenhar, neste exemplo defenimos cordenada primeiro as cordenadas (x e y) como (50, 0), depois a dimensão em largura e altura (70,150).

Resultado final:







Veja Mais:

- Elemento canvas em HTML5
- Atributo required no HTML5
- Formulário de contato pronto com HTML5
- Como usar Placeholder no HTML5
- Validar CEP com HTML5 usando Pattern
- Colocar vídeo na página com HTML5
- Colocar áudio na página com HTML5
- Elemento Áudio e Vídeo em HTML5
- Criar Formulários em HTML5
- Introdução ao HTML5
- Estrutura de um documento html 5
- Layout em HTML5

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons